sábado, 17 de abril de 2010

Poupe a terceira folha.

        Há muitas formas de ajudar o planeta e todas são pequeninas. Mas se todos nós fizermos coisas pequeninas teremos feito todo o possível, não é mesmo? Eu faço várias dessas coisas pequeninas e sei que ainda tenho MUITÍSSIMO o que aprender e muitíssimas coisas mais que poderia fazer. Mas me sinto feliz com elas mesmo assim.  

1. Escovação de dentes -  Abro a torneira, encho um copo (até a metade basta), fecho. Molho a escova no copo e escovo, enchaguo o boca com metade da água do copo e com o resto lavo a escova. Simples e eficiente.

2. Coleta seletiva - O que é óbvio que é reciclável  (Latas, caixas de leite, papéis, etc) dou ao meu vizinho da frente que junta pra tirar um dinherinho. As coisas menos óbvias mas que sei que se recicla e as pessoais como textos que escrevo, provas da faculdade, por exemplo, junto em um cantinho do meu quarto e levo ao pão de açucar uma vez por mês, em média. No começo dava trabalho, mas rapidíssimo virou rotina e já nem me percebo separando as coisas.

3. Para mandar para reciclagem as coisas devem estar limpas, certo? Entretanto, é tolice lavar os recicláveis com água limpa, este bem não renovável e tão precioso (cada dia mais!). O ideal é utilizar água de reuso. Por exemplo, a que sai da lavadora de roupa. Mas esta já usamos para lavar o quintal tão maltratado pela grandemente doce "cã" Millie. Quando estou lavando louça deixo os recicláveis embaixo, e eles vão sendo limpos pela água do enxague das louças, em especial das últimas, pois a água das primeiras já uso pra tirar o excesso de sujeira das próximas, e assim por diante...

4. Eu tento não usar muitas folhas de papel para secar as mãos em banheiros públicos, mas a forma mais bacana de incentivar esta ação li sexta passada, no cine HSBC Belas Artes: POUPE A TERCEIRA FOLHA.  Eu poupo até a segunda, se houver a possibilidade! rs...

       Tudo que aprendo tento aplicar na minha vida, e assim vamos indo, desacelerando ou tentando desacelerar o movimento autodestrutivo do mundo. E quero aprender mais!
    
       Desejo um final de semana desacelerado a todo ser que vive!


Um comentário: